terça-feira, 11 de junho de 2013

Blog de testes, ou blog de rascunho...Como criar um no Blogger...

Para quem tem um blog, é necessário ter também um blog de testes, ou blog de rascunho. Foi pensando assim que criei os meus e vim ajudá-los a criar os seus.
Não é nenhum bicho de sete cabeças e muitos senão a maioria dos blogueiras já tem um blog de testes. É importante porque você pode querer trocar seu template, adicionar algum gadget ou outra coisa e seu blog ficar todo desconfigurado. Mesmo que você tenha, feito backup vai ter muito trabalho, para retomar seu blog, já tive amigas aqui, que ficou sem todos os seus seguidores por conta disso e não eram poucos. Eu mesma há pouco tempo, quase enlouqueci quando cliquei em visualizações dinâmicas, no meu blog de artesanato. Foi aí que cheguei à conclusão que ter um blog de testes era urgente.



                                         Como criar um blog de testes


Se você pretende criar um novo blog com outro usuário e senha diferente do seu blog oficial entre no endereço http://www.blogger.com. Mas se você quiser criar seu blog de testes como o mesmo usuário e senha (recomendado) do seu blog principal, basta você entrar no endereço http://www.blogger.com e fazer login no seu blog.
Agora clique no botão "NOVO BLOG", no alto à sua esquerda. Vai aparecer uma caixa.
Onde está escrito "TÍTULO", você escreve o nome do seu novo blog, o meu por exemplo é TESTANDO ARTE E MANHAS DA VIDA, pois ele é um blog de testes, para esse blog.
Onde está escrito "ENDEREÇO", você colocar o endereço, que você quiser e abaixo verá a opção se ele está disponível. Agora escolha o modelo, que poderá ser qualquer um, pois nos próximos passos mudaremos isso. E finalmente clique em criar um blog...

                                       Configurando o novo blog


Após esses passos, seu novo blog, já aparecerá na sua lista de blogs, mas é necessário fazer alguns ajustes na configuração dele, então vamos lá...

**Dentro da página do Blogger, clique em "MEUS BLOGS"
**Clique no nome do blog que você acabou de criar
**Clique em "CONFIGURAÇÕES"/ "BÁSICO"
**Em "PRIVACIDADE" clique em editar. E onde está "Adicionar seu blog à nossas listagens" marque "NÃO". Onde está "Permitir que mecanismos de pesquisa encontrem seu blog", marque "NÃO", clique em "SALVAR ALTERAÇÕES"
                             Nessa mesma página em "PERMISSÕES":

**Clique em "EDITAR"na opção "Leitores do blog" e marque a opção,"SÓMENTE AUTORES DO BLOG"
**Clique em "SALVAR ALTERAÇÕES"
Após tudo isso seu blog, já está pronto para ser trabalhado e não será visto por outras pessoas nem encontrado pelo Google, pois é um blog de teste e só interessa ao seu dono. Caso você tenha criado esse blog para testar um novo template, isso já pode ser feito, mas caso contrário, se for para outros testes, então ainda temos que mudar uma coisinha, precisamos colocar nele o mesmo template do seu blog oficial. Então clique na opção "MEUS BLOGS", no canto superior à sua esquerda e clique no nome do seu blog oficial (o blog que originou o blog de testes). Clique em "MODELO" e no alto do seu lado direito, verá a opção fazer backup/restaurar, clique nela.
Vai abrir uma caixa e você clica em "FAZER DOWNLOAD DO MODELO COMPLETO", escolha um arquivo para salvar em seu computador( eu não faço isso, pois no meu já vai direto para a pasta downloads)  terminado o processo, clique em "FECHAR"
Agora volte ao seu blog de testes,(clicando em meus blogs e no nome do blog de testes)  e clique em "MODELO"-"FAZER BACKUP/RESTAURAR",procure o arquivo que você acabou de restaurar, clicando em "ESCOLHER ARQUIVO" e quando encontrá-lo, clique em "FAZER UPLOAD".

Agora você já tem uma cópia do seu blog oficial, para fazer seus testes sem risco. Mas essa cópia virá faltando algumas partes como os gadgets tipo HTML/JAVASCRIPT esses gadgets, você terá que copiar seus códigos e colocá-los manualmente em seus lugares


Agora você já poderá realizar seus testes sem medo, seja no template, gadget, Html ou mesmo em postagens, sem correr o risco de desconfigurar todo o seu blog, pois se isso acontecer no seu blog de testes, basta você deletá-lo e criar outro com os mesmos passos. E se seu teste for positivo, basta fazer as mudanças no seu blog original, porque você já saberá o que fazer e que não o danificará. Essa postagem mesmo, foi feita no blog de testes, pois estava tentando algo diferente, que não deu certo e precisei refazer toda a estrutura da postagem, mas para isso eu publicava e editava a postagem, o que não seria possível no meu blog original... Então boa sorte...



4 comentários:

  1. Inês estou encantada com a foto que você tirou, amiga! Tenho um primo que mora a em Barra Velha e tem apto de veraneio em Guarapari. Você mora em Guarapari aou estava a passeio?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga. Pudera eu morar lá rsrsrsrs, moro há mais de 1000 km de distância de lá no Triângulo mineiro rsrsrsrsrs... Eu estava a passeio mesmo. Amooooo Guaraparí...Bjimmmmmm

      Excluir
  2. Olá, meu nome é Rogério, gostaria de saber se posso ter vários blogs com o mesmo login e senha, e se isso é aconselhável, ou se não causa problemas com o adsense.

    ResponderExcluir
  3. Rogério,Vc pode ter vários blogs com a mesma senha,más o login tem que ser diferente!

    Anny Almeida

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!Fiquei feliz em te ver e mais feliz em receber seu comentário...Obrigada..Bjimmmmm