terça-feira, 5 de março de 2013

Galinhada...Uma receita, rápida, prática, gostosa e fica pronta rapidinho...



Em primeiro lugar, quero dizer que não tem uma quantidade certa de ingredientes, porque na realidade eu faço essa galinhada "no tapa" rsrsrsr e resolvi ensinar a vocês, porque pensei que iriam gostar. Nessa receita eu usei, mais ou menos uns 700 gramas de
peito de frango, 2 copos(tipo requeijão) de arroz lavado e bem escorrido.1/2 sachê de molho de tomate pronto, pode ser pomarola ou outro da sua escolha. 3 tabletes de caldo "galinha caipira"( nessa eu usei Arisco e ficou deliciosa, o Maggi também fica, mas tem que ser galinha caipira).Alho e cebola a seu gosto (eu usei 5 dentes de alho, grandes e duas cabeças de cebola).Orégano(opcional).Óleo e sal.

Primeiro, tirei toda a pele do peito de frango(se você não gostar pode fazer com coxa), piquei em pedaços nem muito grandes nem muito pequenos, apenas para facilitar o cozimento. Temperei com o alho e 1 cebola triturados, ainda não coloque sal. refoguei o frango até que ficasse bemmm moreninho, cobri o frango com água, uns dois dedos acima do frango e coloquei um caldo de galinha caipira. Fui vendo se já estava cozido, mas sem deixar a água reduzir muito. Quando estava cozido, tirei um pouco do caldo deixando só um pouquinho na panela,+ ou - 1 xícara de chá. Retirei o frango da panela ( para esfriar) e reservei a panela ainda com a xícara de caldo dentro.



Em outra panela, grande, coloquei um pouco de óleo(+ ou - 1/2 xícara de chá) .Quando o óleo estava quente, coloquei uma cebola ralada(no lado grosso, para legumes) e fritei bem, deixando amorenar(não queimar, porque amarga), acrescentei um alho amassado, dei mais uma fritadinha e coloquei o arroz e sem colocar sal, fui refogando e ele ia ficando mais moreninho. Lembra do caldo reservado?Leve-o ao fogo, juntamente com os dois outros cubos de caldo de galinha caipira, até que o caldo ferva dissolvendo os tabletes. Quando o arroz estiver bem moreninho, coloque o caldo do frango(que também estará bem moreninho, porque lembra que antes de colocá-lo no frango você refogou bemmm o frango até ficar bem moreninho?). O caldo deve cobrir o arroz, dois dedos acima dele, coloque também o orégano(opcional) e ajuste o sal, mas lembre-se que o caldo já tem sal e o frango também terá. E imediatamente coloque em fogo brando. Quando estiver quase seco, dê uma virada no arroz para cozinhar por completo. Quando estiver cozido, desligue o fogo e reserve.
       Enquanto o arroz estava fervendo, você já estava, desfiando todo o frango( desfie grosseiramente como na foto). Volte o frango para a panela onde cozinhou e quando abrir fervura novamente, coloque o molho de tomate, que também pode ser opcional, se você não gostar, deixe somente com o caldo do próprio frango, reservado na panela. Ajuste o sal, muitas vezes nem precisa colocar mais, pois o tablete de galinha caipira já tem sal. Sirva, colocando o arroz em baixo e o frango encima cobrindo todo o arroz como na foto, mas se preferir, pode misturar levemente o frango na panela com o arroz( isso deve ser feito, em caso de ser servido em festa), com todo o caldo. Sirva essa prato, acompanhado de creme de milho, mas essa receita eu passo em uma próxima oportunidade rsrsrsrsrs...

Lembre-se: acrescentar sal e fácil, mas tirá-lo e quase impossível. Então coloque o sal com muita cautela...Qualquer dúvida, é só perguntar que responderei aqui mesmo, abaixo do seu comentário, para que todos vejam....

Bom apetite...

4 comentários:

  1. Hmmmmmmmmmmmmmmque delícia de prato!

    Simples, caseirinho e tridi bão,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Ai , amiga, q delícia!!!!
    Vou fazer...adoro esse tipo de comida.... dá pra se sentir numa fazenda...rs
    beijosssss ,to adorando!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus!!!!!!!!!
    Receita de galinhada as 7 da manhã???? É para me deixar com fome até a hora do almoço...srsrsrsr... é ser maldosa Dona Inês Andrade....kkkkkkkkkk!!!! E ainda vai deixar o creme de milho pra próxima???? Assim você me mata...srrsrsr.
    Eu adoro galinhada Inês, gosto daquela com pedaços maiores de frango e milho, mas vou experimentar essa sua depois da quaresma...srsrsrsr
    Tô tendo umas dificuldades para acessar os blogs, mas foi culpa minha mesmo, fui limpar os "caches" do navegador e fiz caca...srsrsrsrsr
    Bjs Inês, eu já li todos os seus recadinhos tá.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida amiga
    Aqui estou eu seguindo o seu novo blog, que por sinal está bem interessante, começando por esta receita de galinhada, que deve ser bem gostosa, eu adoro frango, galinha, quando bem confecionados fazem pratos bem gostosos!!
    Parabéns pelo novo blog, adorei tudo!!
    Bjs querida amiga e uma boa quinta-feira
    Dulcineia

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!Fiquei feliz em te ver e mais feliz em receber seu comentário...Obrigada..Bjimmmmm